O melhor da blogosfera você encontra aqui

Universo Bloguístico






26 de setembro de 2008

Espalita-te ou te devoro

...

Só dá pra saber que o nome dele é Bono, ou é apelido, sabe-se lá... O cara escreve pra caralho, tem um texto ótimo e as histórias (ou seriam estórias) são contadas de um jeito único e é inevitável vc não se acabar de rir - no mínimo. O blog Espalitando Dente traz pequenos contos cotidianos, todos muito gostosos e expressivos, dê um saque num trechinho:

"Então veio aquele silêncio. Aproveitei, soltei um peido e detonei minha Coca-Cola. Havia uma remela no olho direito de Regina. Das grandes. Aquilo me lembrou a primeira vez que saímos. A mesma pizzaria. De repente percebi que o olho direito de Regina estava sujo. Eu avisei. Ela limpou constrangida. Para quebrar o gelo, eu disse que volta e meia acontecia o mesmo comigo. Depois contei uma história antiga e engraçada sobre remela, e rimos. Mas nessa noite eu não queria quebrar porra de gelo nenhum. E as lágrimas faziam a remelona escorrer. Já flutuava no meio da bochecha"
...

25 de setembro de 2008

Totex (ando)

...
Poesia que pulsa urgente. Esse é o elemento matricial do blog Pensa Pulsa. Os "signos da tribo" postados lá por Orlando Pinho, poeta nascido em Santa Bárbara, interior da Bahia, em março de 50, são dádivas poéticas. Ele pinta e borda em texturas, deixando pistas no caminho...

Olha só:

"
consumidores atávicos abjetos ativos
estragam matam devoram qualquer coisa
que se mexe
aprisionam aliciam docilizam
todo corpo vivo
revolvem escavam reviram toda
espécie de brilho
mares rios florestas solos
mentes corpos construções espíritos
tudo depósito de lixo
não sobra sol pra coração nenhum
pulsar em paz
a não ser em estado omisso
"
...

23 de setembro de 2008

Sacadas curtas e boas. muito boas.

...
Eu não conheço ele ainda, mas pelos seus escritos e pelo comentário dos amigos, putaquepariu, vale a pena conhecer o Jorginho. Com sacadas muito boas sobre o todo que nos rodeia, o publicitário criou um blog pra falar muito em poucas linhas, o Detesto gente Inteligente.

Dê um saque:

"Esta senhorita está leiloando sua virgindade por um milhão de euros. Alguém se habilita?Um milhão de euros para deixar que uma pessoa enfie a vara em sua, segundo ela, intocada xoxota.Um milhão de euros. Pra quem não entende o quanto isso significa, dá pra comprar um porrilhão de paçoquinhas. Ou pra comer todas as prostitutas do Brasil. Pra comer o cu de todas as prostitutas do Brasil.Um milhão de euros daria pra comer a Sandy. Que ainda deve estar virgem, uma vez que aquele marido dela, na minha humilde opinião, é fófa...Por um milhão de euros eu iria comer até a orelha dela"
...

Poesia comaporra

...
James Martins é um dos melhores poetas contemporâneos meus. Leve, ácido, certeiro, ele traça suas linhas no blog - Nenhuma Poesia - que tem o ego inflado como o dele, mas que poderia ser mais atualizado, para o deleite dos reles mortais que ficam esperando suas grafias novas circularem por aí. O forte do blog são os traços poéticos, ainda que em versões de prosa.
um trechinho de lá:

"as questões fundamentais do mundo pós-utópico e digital, a saber: superpopulação; anonimato; reconstrução das relações de afeto; redimensionamento do tempo; tecnologia na arte etc. estão tocadas ali por dedos-anéis-lábios-orelhas-cabelo-alma-e-conexão-sem-fio. sugestões. uma imagem tem + gigabytes q mil palavras. o instrumento principal do trabalho de juliana é o próprio corpo. um corpo tem + tecnologia q mil bil gattes"
...

4 de setembro de 2008

O punk verdadeiro do Brasil

...
O que? o Tom Zé tem blog? Tem sim senhor! E é superatualizado. Uma delícia, como o Tom sabe ser. E nem é tão novo assim... primeiras postagens de fevereiro deste ano, e nas saudações ele escreveu: "Começo mais uma vida. Primeiro a Idade Média, onde eu nasci, depois o mundo civilizado e agora este blog com vocês, que é o pós-tudo". Bem ele. O blog e rechedao de informações e críticas, além de fotos do homi e muito mais. Um pouquinho de lá:

"Caros, vocês já notaram como esse "das", anteposto ao assunto, confere um ar totalmente esnobativo? Pois é, tabaréu estranha. Eu sou tabaréu, caipira, como dizem os paulistas. Uma palavrinha bota cartola e sapato caro numa frase. É um horror. Aburguesamento.
Vocês que dizem que no início um disco como "Danç-Êh-Sá" tem lá suas pontinhas, arestas, momentos inusitados, têm razão. Acho ótimo irem adiante, insistirem. Faço isso com as peças em outra língua, e saio bem, com as mãos repletas. Não falo de variações-sobre-o-mesmo-tema, disfarçadas em arranjos. Também valem, mas ainda não é isso"
...

3 de setembro de 2008

Filosofia pública

...
Os primeiros posts do blog Matei por Menos, escritos por Juliana Cunha, são de dezembro de 2007. Mas a juliana já passeia pela web a mais tempo, com o seu quase de volta Filosofia Privada, que já causou muito furor por aí em políticos cabeludos e afins. O blog traz textos sem periodicidade precisa, mas com narrativa interessante, quase em oratória. A juliana é estudante de letras e escreve sobre aconteciementos cotidianas, revoltas poéticas, literatura, além de boas considerações sobre acontecimentos soteropolitanos - ou não.
Um trechinho de lá:

"É o seguinte: se eu programo que vou comer sucrilhos no café da manhã, depois vou ao trabalho, depois vou andar no Campo Grande, depois vou assistir um filme e, por algum motivo, o sucrilho terminar, fodeu. Grandes possibilidades de passar o resto do dia em casa e só sair às dez da noite para... comprar sucrilhos. Sinto muitíssimo, não sei explicar como acontece, não formulo exatamente que deixei de fazer tudo por causa do sucrilho, mas é assim. Sem sucrilho, sem dia. Isso sem falar no poder que a minha casa têm tipo sobre mim"

...

VI Bienal de cultura da UNE

...
A VI Bienal de Cultura da UNE acontece entre os dias 20 e 25 de janeiro do ano que ainda vai chegar, 2009, mas já antecipa os seus quês no mundo bloguístico. No blog dá pra ler o regulamento geral da bienal e uns textos legais, como os da estudante Juliana Cunha - aquela do filosofia privada - e tabém coordenadora de literatura da bienal.
De lá:

"Além de ser o melhor escritor brasileiro em minha opinião e na de um monte de gente, Machado é fundador da Academia Brasileira de Letras (ok, eu sei que hoje Marco Maciel, José Sarney e Paulo Coelho repousam seus traseiros sujos naquelas cadeiras, mas Machado era um escritor de prosa, nem Rimbaud exigiria o dom da vidência em um escritor de prosa!) e um artista que, por força das circunstâncias, foi obrigado a se formar exclusivamente no Brasil. Longe de mim fazer um discurso purista, contra influências ou mesmo valorizar Machado apenas por ele ter sido pobre (adianto da parte em que falarei sobre mim: tudo que eu não sou é pauperófila). A questão é: Machado conseguiu partir de um contexto extremamente local para falar de avareza, traição, interesses e todos os demais conflitos universais"
...

1 de setembro de 2008

Coco pequeno? Que nada!

...
Com textos concisos e tiros certeiros, o Licuri, blog escxrito pelo "quebrador de coco" e jornalista Marcus. A intensão do blog é "Lembrar, rememorar, refletir, compartilhar, sem muita pretensão", mas vai além, com observações precisas sobre a nossa vasta cultura baianesca e brasileresca; as primeiras postagens datam de agosto de 2006 e de lá pra cá a periodicidade foi mantida mensalmente. Confira um trechinho de lá (com presentinhos extras :D):

"Mas, enfim, vamos largar de tragédia e mudar de assunto porque
eu queria mesmo era falar sobre blogs, blogosfera, blogolândia ou blogoseira…
Trago aqui para o nosso convívio lateral novos vizinhos. Da Madame K, puxei Aeronauta. De um tal de Ivan Dmitri, que se diz heterônimo de escritor…de blog, descobri este debate (antigo) sobre o fim dos blogs, do La Vie en Close, tomei emprestado o Espalitando Dente, e da memória da Facom e da ETFBa saquei Paulo Leandro e Alvinho, por coincidência moradores do mesmo apartamento que fez história na década de 80 do século passado lá pelos lados da Graça, quase vale do Canela.. Pronto, minha festa está garantida. Gosto de blogar só por isso. Para compartilhar idéias com quem gosto e ou admiro"
...