O melhor da blogosfera você encontra aqui

Universo Bloguístico






21 de agosto de 2008

Exercício sobre o agora

...
Sem periodicidade definida, o Anafiláctico é um blog sobre o contemporâneo. Com publicações da aspirante à jornalista Lorena Ousar, fala de células tronco ao cinema, num texto leve, sem maiores pretensões. A primeira postagem é chegou em maio desse ano e o que encontramos lá, são exercícios de pequenas reportagens, bons comentários sobre os fatos que acometem o mundo sob o olhar aguçado de quem está disposta a Ousar.

Um trechinho de lá:

"Em várias conjunturas da vida, encontramos casos de ascensão fumegante, seguida de uma acelerada queda. O padre voador, suspenso por balões, queria ficar 20 horas no ar. No entanto, o mau tempo o teria levado em direção ao mar, fazendo-o ficar a mais de 50Km da costa. Em entrevista ao Fantástico, o padre Carli informou que além da intenção de promover as ações da Pastoral Rodoviária do Paraná, voava para conquistar um recorde. O intenso Ícaro foi vítima de sua própria afoitez e imponderação".
...

Mas que Cazzo!

...
Muito humor, crítica e perguntas afiadas caracterizam o Cazzo Entrevista. A primeira postagem é de fevereiro deste ano e a entrevista é com o poeta Leopoldo Madrugada, vítima de si próprio dois meses antes. Daí se seguiram inúmeras outras entrevistas, com o poeta Jemes Martins, o artista Plástico CMatos, uma entrevista em versos de cordel com Antônio Barreto e por aí vai. Nem a guerreira Mãe Preta nem os Emos foram salvaguardados do gravador do rapaz, graças aos deuses. O resultado é um jornalismo independente, bom de ler.
Leia um trechinho de lá:
"Tirando a Bolsa de Valores, o que não entendo muito me atrai. É o que ocorre com as artes plásticas. Perco horas dentro de uma exposição, com a cara de espanto tão concreta sobre um mesmo quadro que pra quem vê de longe acha que sou um grande admirador desta arte, quando, tão ignorantes quanto eu, não vêem minha absoluta inércia de julgamentos"
...

20 de agosto de 2008

Pequenas notas d'uma grande melodia

...
Os textos da Katherine Funke são muito legais. Além de boa jornalista, a moça, catarinense em pouso permanente na Bahia, é ótima na literatura. O Notas Mínimas, onde ela posta desordenadamente os seus escritos, traz trechos de textos maiores, de outras postagens, em outras mídias e entrelinhas do cotidiano vivido como repórter de A Tarde. Os primeiros textos chegaram ao blog em abril de 2007. De lá pra cá, muita produção!

Um trechinho de lá:
"O bigode e as sobrancelhas cheias por cima da xícara, levada à boca por instantes prolongados na tarde fria, tornavam o rosto do rapaz uma fonte de calor. Os pêlos inertes sobre a boca protegiam segredos íntimos; os que estavam sobre os olhos emolduravam afeto. Alheio a tanta comunicação em sua pausa para o café quente, o moço depositou a xícara de novo no pires, pagou a conta e foi-se embora. Não sem antes dizer, sorrindo, ´até mais, obrigado!´, deixando na padaria um pedaço alegre de si mesmo para as balconistas estressadas".


...

Pitadas de humor cotidiano

...
Nínguém sabe, ninguém viu. Quem conhece, deve adorá-la. Ao menos, é essa impressão que A menina da Ilha nos dá. Os textos são ágeis e de uma simplicidade gostosa, contando coisas do cotidiano em textos grandes, porém precisos. O primeiro registro do blog é de julho desse ano e a moça é casada e têpeemísticamente assumida.

Um trechinho de lá:
"Esse mês minha visitante veio disfarçada em preguiça. Estou acostumada e conformada que sou uma típica preguiçosa, traço herdado das Lavras. Dizem que quem nasce em lugares onde o sustento vem do garimpo, não gosta de trabalho pesado. E eu sou a prova viva dessa máxima".
...

19 de agosto de 2008

Pequenas coisas

...
Esse blog é tão lindo, tão lindo, que não dá vontade de parar de ler. A moça que o escreve, a Rita Apoena, é de orto Alegre e tem cara de sapeca. Pois é.. é só o que sei dela até o momento. O importante é ler seus escritos, porque são muito bons.
Leia um trechinho de lá:

"Quando você se sentir sozinho, pegue o seu lápis e escreva. No degrau de uma escada, à beira de uma janela, no chão do seu quarto. Escreva no ar, com o dedo na água, na parede que separa o olhar vazio do outro. Recolha a lágrima a tempo, antes que ela atravesse o sorriso e vá pingar pelo queixo. E quando a ponta dos dedos estiverem úmidas, pegue as palavras que lhe fizeram companhia e comece a lavar o escuro da noite, tanto, tanto, tanto... até que amanheça".
...

"Minha dor é tinta e borro palavra"

Sempre que posso repito pra Mônica: vc não pode parar de escrever! Por que sempre que leio seus textos me sinto neles, sinto o feminino, a força que deles emana. A Mônica Santana escreve muito e tem um monte de blog que atualiza de quando em vez; as vezes volta à tona com alguns, em atualizações menos arbitrárias, às vezes parece deixar pra lá as palavras... Tudo muito natural, nessa arte de escrivinhar. Atualmente ela encarna a Amelie de si.
Um trechinho de lá:

"Hoje, meditando, uma frase me fez abrir os olhos: é preciso cuidar de si. Talvez os meus vestidos novos não signifiquem nenhum cuidado. Talvez apenas representem uma bela máscara, pra esses olhos que andam tristes. É preciso salvar-se. Respiro fundo"
...

15 de agosto de 2008

Em busca de simplicidade

Criado em abril de 2008 pela estudante de psicologia e aquariana legítima Cristina Ramos, o blog Simples Vida tem atualizações diárias, muitas vezes com várias postagens por dia. Com narrativa simples, a Krika descreve situações cotidianas e algumas reflexões, mescladas a letras de música, poemas e imagens boas de ver.
Um pouquinho de lá:
"O casamento não deve ser considerado uma tatuagem e nem o fim, as pessoas são livres e devem ter autonomia sobre seus sentimentos, mesmo que isso signifique uma grande catástrofe ou explosão de emoção no coração do outro. (...)Parto do pressuposto que, hoje tenho que acreditar em mim, estar feliz por mim e ter autonomia sobre mim e
perceber que sou a única responsável por mim"
...
...

13 de agosto de 2008

Prosa poética cotidiana

...
Pra começar em casa... apresento o blog Poética Cotidiana, de minha autoria, que existe desde setembro de 2007 e surgiu como apêndice de outro blog, o Sanduba Literário, que já estava mais que desorganizado em seus propósitos. Desde que surgiu a "onda" eu quis ter meu próprio blog, mas a facilidade me fez pensar - e ainda faz - em quais propósitos reais nos levam a produzí-los. O Poética queria ser recheado apenas de poesias, mas a autora aqui é apenas uma tentativa ininterrupta do ser poeta, e sempre que lhe escapa aos olhos, sua poesia escorrega para a prosa.

O blog traz ainda resenhas de filmes legais, um Quem Sou Eu bem interessante e outros textos.

Confira!
...